14 outubro 2011

ARTE

L’AMORE PER L’ARTE



Maria Eduarda Harten


outubro 13, 2011
por bagsandlipstick
 
 
Resolvi sair do mundo fashion das roupas e comentar sobre a “moda” da arte. Confesso que adoro arte, e tudo que está relacionado. Temos as pinturas,  que são reflexos de seus artistas,  demonstrando o que sentem e o que querem passar para quem está admirando a tela. Para ser sincera, muitas pinturas não entendo, mas me pergunto o porque de outra pessoa conseguir ver algo mais. Por cultura? Acredito que não, de forma leiga, acredito que extraímos da tela o que sentimos, cada um tem uma percepção diferente daquilo que observa.
Então resolvi falar de uma pintora brasileira, com raízes pernambucana que mora e faz sucesso na Itália. Eugênia Harten.
"A LEVEZA DO SER"
Vamos conhecer um pouco mais da trajetória, dessa pintora que tem como característica de suas obras o  ABSTRATO:
” Estudou desenho e pintura no Museu de Arte Contemporanea de Pernambuco. Em 1986 obteve o 1° Prêmio em Artes Gráficas no concurso “EXPONHA-SE” de Arte Metropolitana de Pernambuco.No ano seguinte foi contemplada com o Prêmio Oficina Guaianases de Gravura no III° SALÃO DE ARTE DA ETEPAM. Em 1993 conquistou o 1° Prêmio no SALÃO DE ARTE DOS NOVOS no Museu do Estado de Pernambuco. Em 2002, já habitando na Itália, a sua pintura dessa vez conquistou o velho continente, tirou o Prêmio MICHELANGELO MERISI “IL CARAVAGGIO” no 4° Concorso Nazionale di Pittura Contemporanea na cidade de Caravaggio – Itália. Em 2003 conquistou a medalha de prata no 26° Concorso Nazionale di Pittura e Gráfica na Provincia de Parma – Itália. Em 2003 participou da BIENNALE D’ARTE CONTEMPORANEA “LEONARDO DA VINCI” em Roma, selecionada por críticos de Arte da International Art Academy “ROMA UNIVERSITY OF FINE ARTS”. Participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e na Europa. Habita desde 2002 na Itália, onde fez o curso de web design.”
Metropoli in mosaico
“Vista panorâmica e aérea da minha cidade Recife…” Eugênia.
Puzzle
“ A vida é como um quebra-cabeça (puzzle) em que pretendemos tentar unir peça por peça, encaixando todas da melhor forma e harmonia para que seu colorido possa nos dar mais VIDA…” Eugênia.
Medalha de Prata - Medaglia D'Argento - 26° CONCORSO NAZIONALE DI PITTURA E GRAFICA em Parma - Italia.
lustração para a capa da Agenda Cultural Abril/1997 - Prefeitura da Cidade do Recife/ Secretaria de Cultura/ Fundação de Cultura.
Eugênia admira as pinturas de Kandinsky,Miró, Paul Klee, Salvador Dali, Toulosse Lautrec, entre outros… Quando a perguntei sobre sua inspiração, a resposta não me surpreendeu. O que tanto inspira Eugênia em suas belíssimas obras, é a beleza do Brasil.
“As cores forte do Brasil são o que mais me inspiram, na Itália os meus quadros são muito bem aceitos, sempre que faço exposições os críticos e profissionais de arte, tais como professores e até mesmo pessoas leigas os admiram, o qual me deixa extremamente feliz, pois atravessei o oceano e o meu trabalho artístico foi reconhecido e aplaudido.”
Sobre a Itália, ela me contou:
“A Itália é um País que me acolheu muito bem, basta dizer que vim morar em 2002, e três meses que estava fui contemplada com um prêmio aquisitivo no Concurso de Arte Contemporânea, foi uma belíssima homenagem que o Prefeito e autoridades da Cidade de Caravaggio fizeram ao nosso País Brasil, e eu como sua representante fiquei extremamente orgulhosa…”
Belíssima trajetória e me orgulha ter alguém com tanta capacidade representando Pernambuco, na Itália.


Blog da Eugênia

Nenhum comentário:

Postar um comentário