02 setembro 2011

IMPRENSA

The New York Times mata crescimento do Nordeste

Urariano Mota *

Matéria publicada pelo correspondente Alexei Barrionuevo, no The New York Times em 30/08, desinformou os norte-americanos e repetidores brasileiros nos seguintes termos:



"A geografia da violência no Brasil virou de cabeça para baixo nos últimos anos, com uma queda de 47% nos homicídios no Rio de Janeiro e em São Paulo entre 1999 e 2009, enquanto no nordeste do país os índices de assassinatos quase dobraram na última década... O Nordeste há muito tempo é atormentado pela criminalidade, mas o aumento mostra como o boom econômico brasileiro está levando a violência relacionada às drogas - a principal causa para o flagelo dos homicídios - a migrar para outras partes do país conforme os traficantes buscam novos mercados, sobrecarregando as forças policiais".

Segundo o correspondente, "a mesma onda econômica que colocou mais dinheiro nos bolsos de milhões de brasileiros pobres, especialmente no norte do país, também estimulou mais tráfico de drogas e os crimes fatais associados a ele".

Para dizer o mínimo, trata-se de uma reportagem preguiçosa, pois o repórter, com a devida desculpa aos que merecem o nome, divulgou uma pesquisa sem confrontá-la com outros números, e concluiu muito rápido. Se ele queria, por exemplo, relacionar melhora de índices de crescimento nordestino com a criminalidade, não deveria deixar de ver o caso pernambucano. Entre os estados nordestinos, hoje, aquele que desponta com um crescimento acima da média brasileira é Pernambuco. E no entanto, os últimos números de homicídios no estado têm decrescido, de uma forma assustadora para reportagens preconcebidas: entre 2007 e 2010, no Recife houve uma queda de 37% . Na Região Metropolitana do Recife, a redução de homicídios no período foi de 30,67%.

No Ceará, que também fica no Nordeste, mas não serviu para ilustração da reportagem, o número de homicídios está em queda. Os índices apontam para redução de 16% na grande Fortaleza no período de janeiro a maio em comparação com igual intervalo de 2010. Na Região Metropolitana, o percentual de redução se aproxima de 33%. Em todo o estado, a redução foi da ordem de 17%. Na Bahia, que serviu de vitrine para suas brilhantes conclusões, o número de homicídios caiu 16% no primeiro semestre deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2010, segundo o governo do Estado.

No entanto, o repórter se valeu de outras estatísticas. E números, sabe-se, quando manipulados servem a idéias anteriores à realidade, para usar um eufemismo. Não vem ao caso lembrar que o mencionado correspondente andou espalhando há não muito tempo que a Amazônia deveria ser internacionalizada. Esqueçamos essa pequeníssima falha. Preferível lembrar que o “bom” número de homicídios no Rio e em São Paulo não significa menos mortes. Segundo o Human Rights Watch, http://www.hrw.org/en/node/87046/section/5:

“As polícias dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo mataram juntas um total de mais de 11.000 pessoas desde 2003. Em quase todos esses casos, a polícia relatou que as mortes teriam sido atos de legítima defesa em tiroteios com supostos criminosos. Em São Paulo esses casos são designados por ‘resistência seguida de morte’ e no Rio conhecidos como ‘autos de resistência’. No entanto, uma análise detalhada dos autos, das declarações de autoridades e dados estatísticos sugere de forma contundente que uma parte significativa desses casos são na realidade execuções extrajudiciais”.

Mas para que investigar, comparar, ver, estudar, medir, se o correspondente procura o avesso que sirva à sua pauta, aos olhos e ouvidos que ele dirige para uma nova realidade política? Ainda assim, olhando o filtro esperto do preguiçoso repórter, é bom perguntar: qual a relação científica entre número de homicídios e crescimento econômico? Notem que tal relação é furada até para espelhar o numero de assassinatos que o governo dos Estados Unidos tem feito e causado no mundo.

A reportagem do senhor Alexei Barrionuevo, enfim, estava escrita antes até de ele vir para o Brasil. O New York Times tem escolhido bem seus correspondentes, ou representantes. Para eles, se há crescimento em razão de políticas voltadas para os excluídos, em linha oposta aos interesses de Washington, somente pode dar nisto: “As Prosperity Rises in Brazil’s Northeast, So Does Drug Violence”

O que em bom português quer dizer: não é bom que o Nordeste cresça. Para manter a paz, melhor matar o crescimento.


Fonte: Portal Vermelho (http://www.vermelho.org/ )





@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#@#


Ética e credibilidade de uma profissão

Venicio A. de Lima *


Apenas algumas semanas depois do escândalo provocado pelas revelações de ações criminosas do tablóide “News of the World” na Inglaterra, o tipo de jornalismo reiteradamente praticado pela revista Veja acende uma perigosa luz amarela no campo da comunicação.


 
Desde o dia 7 de julho pp. a Comissão de Ética (CE) do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) tem em suas mãos um pedido de abertura de processo por violação do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros contra o jornalista Gustavo Ribeiro da sucursal de Brasília da revista Veja. O pedido foi protocolado por um dos membros da comissão que redigiu o novo Código de Ética em vigor desde 2007 (disponível em http://www.fenaj.org.br/federacao/cometica/codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf) e também um dos fundadores do Movimento Pró-Conselho de Comunicação Social no Distrito Federal (MPC), o jornalista Antonio Carlos Queiroz.

O pedido original tinha por base a matéria intitulada "Madraçal no Planalto" sobre a Universidade de Brasília e seu reitor, publicada na Veja com data de capa de 6 de julho.

Tanto do ponto de vista técnico como ético, a referida matéria é um exemplo acabado de mau jornalismo. Editorializada e adjetivada, a matéria não cumpre as regras elementares básicas do jornalismo e foi desmentida por “fontes” cujos nomes nela aparecem, além de ter recebido repúdio quase unânime da própria comunidade acadêmica da UnB (cf. http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=5317). Mais ainda. Uma das “fontes” e articulador da matéria de Veja, conhecido adversário político do atual reitor, publicou em seu blog o seguinte post:

"Parabéns à revista VEJA por este inestimável serviço ao Brasil, mostrando o que faz o reitor Zé do MST (ligado ao PT) com a educação superior no país. Está agora na hora da oposição (DEM, PSDB e PPS) colocar a boca no trombone! -- PS: Ajudei a VEJA com essa reportagem (tem uma declaração minha na 4. página), eu e mais de 20 professores, lógico que apenas alguns apareceram" [cf. cienciabrasil.blogspot.com post de 3 de julho).

Jornalista não sindicalizado
No dia 9 de agosto pp. a CE respondeu ao jornalista Antonio Carlos Queiroz informado haver decidido pela não abertura do processo tendo em vista que Gustavo Ribeiro “não é filiado ao SJPDF”.

Trata-se de um equívoco da CE de vez que a filiação aos sindicatos da categoria não é requisito para o exercício profissional e o Código de Ética, por óbvio, se aplica a toda a categoria, não somente aos jornalistas sindicalizados. Aliás, está escrito no próprio CE:

Art. 17. Os jornalistas que descumprirem o presente Código de Ética estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação.

Parágrafo único - Os não-filiados aos sindicatos de jornalistas estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, impedimento temporário e impedimento definitivo de ingresso no quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação.


O equívoco da CE motivou um recurso impetrado pelo jornalista Antonio Carlos Queiroz no SJPDF solicitando a reconsideração da decisão.

Reincidência
Enquanto se aguardava uma resposta da CE ao recurso, o mesmo jornalista Gustavo Ribeiro, aparece novamente como um dos responsáveis por matéria aparentemente envolvendo práticas ilícitas, publicada na mesma revista Veja com data de 31 de agosto pp. Trata-se, como se sabe, de matéria de capa sob o título “O Poderoso Chefão” sobre o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que padece dos mesmos vícios da matéria anterior sobre a UnB. O jornalista está agora sendo formalmente acusado de tentativa de invasão de domicílio e falsidade ideológica pelo Hotel Naoum de Brasília, onde escritório de advocacia associado ao ex-ministro José Dirceu mantém um apartamento alugado.

Naturalmente o novo episódio envolvendo o jornalista Gustavo Ribeiro provocou o encaminhamento de um “agravo” à CE do SJPDF.

O que está em jogo?
Apenas algumas semanas depois do escândalo provocado pelas revelações de ações criminosas do tablóide “News of the World” na Inglaterra, o tipo de jornalismo reiteradamente praticado pela revista Veja acende uma perigosa luz amarela no campo da comunicação.

O Grupo Abril, ao qual pertence a revista Veja, criou recentemente o IAEJ – Instituto de Altos Estudos em Jornalismo que, em parceria com a ESPM, oferece o Curso de Pós-Graduação com Ênfase em Direção Editorial “um programa sem precedentes no Brasil, (que) tem a ambição de contribuir para a melhoria da imprensa no país” (cf. http://www.espm.br/Candidato/Cursos/SP/Pages/jornalismodirecaoeditorial.aspx ).

Por óbvio, matérias como as referidas acima não são publicadas sem o conhecimento da direção da revista e, portanto, não são de responsabilidade apenas dos jornalistas envolvidos. Trata-se de uma determinada visão de jornalismo e de seu papel que confrontam toda a retórica liberal sobre a liberdade de imprensa na democracia.

Está na hora das organizações sindicais darem o primeiro passo e aplicarem exemplarmente o Código de Ética da profissão se pretendem zelar pela dignidade profissional mínima que sustente a credibilidade dos jornalistas.

E está mais do que na hora dos próprios empresários de mídia e do Estado brasileiro dialogar sobre a inadiável necessidade de uma ampla e democrática regulação do setor. Não dá mais para “fazer de conta” que no Brasil é diferente do resto do mundo e que aqui a mídia será sempre um poder acima de todos os outros.

A ver.

Fonte: Portal Vermelho (http://www.vermelho.org/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário