18 junho 2012

POLÍTICA E MÍDIA

ANALISANDO O COMPORTAMENTO DA MÍDIA

A guerra não terminou


Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho
15/06/2012 



Hoje a mídia amanheceu, como se diz por aí, “daquele jeito”. Manipulação pra dar e vender. Os soldadinhos da mídia todos marchando juntinhos, disciplinadamente, com objetivo explícito de confundir ou desqualificar os trabalhos da CPI.
Comecemos pelo Globo. Vejam a capa.

Pra variar, não é bem assim.
  1. Não foram “integrantes”, mas somente dois integrantes, e dos mais apagados: Ciro Nogueira (PP-PI) e Maurício Quintela (PR-AL), que integram os partidos menos representativos da CPI.
  2. O encontro aconteceu antes da abertura da CPI, portanto é um tanto surreal a ilação da mídia (e do Miro Teixeira, do PDT, que é uma espécie de vedete midiática) de que os dois parlamentares se encontraram com objetivo de barrar a convocação de Cavendish numa CPI que ainda nem fora aberta.
  3. A ilação é ainda mais surreal se se considera que o governo tem sido duríssimo com a Delta. Logo no início do escândalo, Dilma mandou fazer uma devassa nos contratos com a Delta e publicou-os na íntegra na internet. A CGU acaba de declarar a empresa inidônea e a CPI decidiu abrir todos os sigilos da Delta. Se isso é “blindar” a Delta, então não sei o que é proteger.
  4. Os parlamentares disseram que o encontro foi casual, o que me parece perfeitamente plausível. E se não foi casual, não há nada demais.  Os parlamentares estavam com suas respectivas esposas, em programa social, e não creio que se façam negociatas em presença da família, em lugar público.
Merval Pereira, naturalmente, aproveitou a informação para fazer mais um de seus longos proselitismos ficcionais. Agora entende-se porque ele entrou para a ABL. Poupar-vos-ei de comentar o texto inteiro, mas somente alguns trechos mais explicitamente manipuladores.
Pra começar uma informação errada:
O encontro foi denunciado ontem na reunião da CPI do Cachoeira pelo deputado federal Miro Teixeira, com requintes de crueldade: o senador Ciro Nogueira encaminhara momentos antes a votação para que o ex-presidente da Delta não fosse convocado a depor, e Miro usou uma expressão cunhada pelo ato falho do governador Agnelo Queiroz, do PT, ao depor na CPI no dia anterior.
Ele se referiu, provocando gargalhadas gerais e muitos twitters, a uma “tropa de cheque”, quando pretendia dizer “tropa de choque”, o que é perfeitamente compreensível nas atuais circunstâncias, diria Freud.
O “ato falho” não foi do governador Agnelo Queiroz, e sim de um deputado do PP-DF. Não anotei o nome dele, mas lembro-me perfeitamente do momento em que ele usou a expressão “tropa do cheque”. Ele sentava-se ao lado da senadora Vanessa Grazziotin. Ato falho, pelo jeito, é do Merval, que na sua gana de pintar Agnelo com tintas do mal, atribui-lhe um erro que ele não cometeu.
Em seguida, Merval faz a seguinte afirmação, plena de um lacerdismo de doido:
O senador Ciro Nogueira diz que é amigo de Cavendish há muitos anos, e chegou mesmo a anunciar em seu twitter que iria ao casamento do amigo em Itaipava, mas deveria manter uma distância preventiva do empreiteiro, principalmente depois da revelação de uma gravação em que Cavendish garante: “Se eu botar 30 milhões na mão de um político, eu sou convidado para coisa para c… Pode ter certeza disso. Te garanto”.
Ué, o escândalo contra Cavendish ainda não era conhecido. Se Marconi Perillo pode ligar para Cachoeira desejando-lhe feliz aniversário, se Gilmar Mendes pode viajar juntinho com Demóstenes Torres, se toda a oposição, aliás, podia ser amiga íntima de Demóstenes, então não vejo porque culpar Ciro Nogueira por ser amigo de Cavendish. Com um diferencial, Cachoeira é contraventor conhecido e notório há anos, e membros da oposição não se encontraram “casualmente” com Demóstenes Torres, mas conviveram com ele por muito tempo.
O interessante é notar que a maioria governista serve apenas para ações defensivas, isto é, não convocar Cavendish ou Luis Pagot, o ex-diretor do Dnit que anda falando pelos cotovelos e está louco para depor na CPI, que, no entanto, também adiou sua convocação, por motivos mais do que claros.
Essa confusão do Merval foi lançada por toda a mídia. A CPI apenas não tenta ser pautada. Pagot e Cavendish virão à CPI a seu devido tempo. Os parlamentares querem evitar erros anteriores, de convocar depoentes antes do momento certo, antes de examinarem os documentos que têm à sua disposição.
O presidente da CPI, Vital do Rego, ontem mesmo, explicou isso ao jornalista Fernando Rodrigues, ao UOL.
Vitor do Rego, presidente da CPI: “Pagot deve ir à CPI”


Vitor do Rego, presidente da CPI: “Presença de Cavendish é irreversível”


Ou seja, todas as deficiências que a mídia aponta na CPI tem sido furadas pelas ações da mesma.
Tenho uma amiga que trabalhou no Estadão por mais de dez anos, e cobriu as CPIs da oposição contra o governo Lula. Ela me disse que viu colegas se engajarem em favor da CPI com paixão histérica. Uma delas chegou a ligar para senador, exigindo-lhe que viesse para dar quorum a uma reunião. Hoje parece que é ao contrário.
Mais um trecho do Merval:
Os dois, aliás, estão ironicamente enrolados em transações financeiras difíceis de explicar envolvendo compra e venda de mansões, o que não deixa de ser sintomático.
Aí é muita cara de pau. A casa de Agnelo foi comprada de um casal de advogados respeitáveis. Custou 400 mil reais, valor perfeitamente acessível a um casal de classe média.
Mais importante: não tem a ver com o esquema Cachoeira, que é o escopo da CPI. Se há qualquer problema na casa de Agnelo, é um problema a ser resolvido pela Receita Federal, não pelos membros da CPI do Cachoeira. Já a casa do Perillo foi vendida para Cachoeira, tanto é que Cachoeira foi preso onde? Na ex-casa de Perillo. Fingir uma simetria é descarada má fé.
*
Agora pulemos para a Folha, igualmente farta em distorções e tentativas explícitas de desqualificar o trabalho da CPI. A começar pelo editorial Palmas para todos, que tenta criminalizar a manifestação dos deputados em defesa de alguém que consideram injustiçado. Aliás, aí está uma diferença que os jornais não destacaram. Perillo levou uma claque. As palmas para Agnelo vieram dos parlamentares.
O mais sinistro, no entanto, é o final do texto, onde a Folha dá um apoio tácito à decisão do desembargador Tourinho Neto de soltar Cachoeira e inutilizar toneladas de provas contra sua quadrilha:
Uma derradeira ovação, quem sabe, fica reservada à Polícia Federal (PF). Todo o caso Cachoeira ameaça dissolver-se em vapores impalpáveis. No Tribunal Regional Federal, o relator do processo que examina a legalidade das provas da Operação Monte Carlo considera insuficientes os motivos que embasaram a escuta policial das ligações dos envolvidos.
A decisão aponta, mais uma vez, para possíveis abusos e leviandades da PF. Por falta de provas legitimamente obtidas, tudo desaparece por encanto. Merecem de fato palmas, há de se convir: tem sido primorosa a encenação.
Falar em “possíveis abusos e leviandades da PF” numa hora dessa, na verdade, nem é apoio tácito, é explícito mesmo. O Clube Nextel é que bate palmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário