17 dezembro 2010

O "efeito" Barcelona

       Acompanho futebol há bastante tempo. Em vista disso, posso afirmar que o nível técnico do futebol brasileiro está  baixíssimo. Só pra dar um exemplo, na eleição da FIFA do melhor jogador da temporada
europeia não consta nenhum brasileiro.
       O futebol "virou" um produto vendido pela mídia  televisiva e impressa. Daí, compramos gato por lebre.
Acompanhe os comentários e as narrações dos jornalistas esportivos e veremos que não existe jogo ruim.
Acho que é proibido dizer a verdade, sob pena de se perder a audiência ou a vendagem.
       Nos últimos tempos tenho pensado bastante em abandonar o futebol. Abandonar no sentido de não
mais acompanhar jogos. Não entendo como o Brasil não consegue "segurar" os jovens jogadores que
surgem aqui e acolá. O jogador prefere jogar na Ucrânia, por exemplo, do que jogar aqui, Pra mim, é
inexplicável. Com isso, o nível técnico que já não é essas coisas, cai mais ainda.
        Mas, de vez em quando, surge uma expectativa, como foi o caso do Santos FC no primeiro semes-
tre. Com um jogo cativante, envolvente e bonito de se ver. Lembrando os tempos do próprio Santos na
era Pelé, Botafogo de Garrincha, Cruzeiro de Tostão, Flamengo de Zico, Internacional de Falcão.
        Eis que, de repente, o time é desmontado. Vários jovens jogadores vão para o exterior, jogar na
Rússia, Ucrânia, Turquia, etc. E aí, tudo volta à pasmaceira de sempre.
        Agora surge um agravante (ironia): o futebol do Barcelona, da Espanha.
        Explico: o futebol que o Barça tá jogando. Messi, Iniesta, Xavi, e outros, estão me  encantando.
Estão me fazendo relembrar os tempos que nós tinhamos craques jogando por aqui. E com esse futebol
encantador, fiquei mais exigente: por quê eles jogam assim e nós, não? Então, não aguento o espetáculo
dado por nossos times. Vejam, por exemplo, o Fluminense campeão. Alguém é capaz de mostrar uma
partida envolvendo essa equipe, que mereça uma nota de louvor?
        Nas minhas conversas de mesa de bar, tenho dito: a queda de qualidade do futebol brasileiro come-
çou quando passamos a exportar jogadores jovens. Outra prova: goleiro e zagueiro brasileiros fazendo
sucesso no exterior. Onde já se viu? Sou do tempo em que craque brasileiro jogava ou no meio de campo
ou no ataque. Bons tempos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário