08 agosto 2014

NA OPOSIÇÃO NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA

Análise do Santander era plágio


Jornal GGN - O informe que o Santander enviou a clientes vips criticando os rumos da economia nacional sob comando da presidente Dilma Rousseff (PT) contém frases inteiras que foram extraídas de um relatório produzido por outro banco, o Fator, e circulava há um mês no mercado. A informação é da Folha de S. Paulo desta setxa (8), com base em apontamos do Valor PRO.
Segundo a reportagem, o texto foi publicado pelo Fator no dia 3 de junho é do economista Paulo Gala, professor da FGV. Ele não quis comentar se considerou plágio a investida do Santander com os mesmos apontamentos acerca do "pessimismo" e "falta de confiança" com o governo petista.
O episódio colocou o Santander em uma grande saia justa com o Planalto e culminou na demissão de quatro funcionários. Entre eles, Sinara Polycarpo, que, segundo publicação do Brasil 247 dessa semana, faz campanha para o candidato Aécio Neves (PSDB) nas redes sociais. O Santander informou que a opinião dos funcionário não reflete a posição institucional.
Outra empresa do mercado financeiro que decidiu afrontar a gestão de Dilma nos últimos meses é a Empiricus. Conforme mostrou o GGN, no final de junho, a consultoria produziu um vídeo e um relatório intitulados "O Fim do Brasil?" 
Trata-se de um documento inspirado em um vídeo e um relatório da empresa Stansberry & Associates Investment Research (S&A). A versão estadunidense chama-se "End of America", foi publicada em 2010 e prometia, exatamente como a peça brasileira, uma crise muito mais danosa que a de 2008 caso o país não mude de presidente.
Em suma, o leitor é introduzido numa atmosfera de insegurança financeira e incitado a seguir dicas de quem "sabe do que está falando". Para saber onde aplicar o dinheiro, o leitor tem de assinar um contrato de consultoria com a empresa.
A Empiricus foi acionada na justiça pela campanha do PT, mas em relação a outros relatórios que ensinam o leitor a se "proteger" de Dilma caso ela seja reeleição. Há outras peças circulando e citando os demais candidatos, mas em outras condições. No caso de Aécio, a Empiricus sugere quais ações vão crescer se o tucano ganhar.
Essa semana, a empresa conquistou o direito de continuar divulgando os relatórios anti-Dilma.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário