11 agosto 2014

HOJE NA HISTÓRIA

O fim do Império Otomano


Motta Araújo, no Jornal GGN



Há exatamente 94 anos era assinado o Tratado de Sevrès, que reconhecia o fim do Império Otomano, um Estado que garantiu sob seu guarda-chuva 500 anos de relativa estabilidade no Oriente Médio.
O Império englobava a Turquia, a Síria, o Líbano, a Península Arábica, o Egito (nominalmente um Reino), a Líbia (até 1911), os Vilayets de Mossul, Bagdah e Basra, hoje o Iraque, a Palestina, a Transjordânia, o Iêmen.
No Império conviviam misturados judeus, gregos (nas costa da Turquia), árabes nômades, sírio-libaneses, curdos, coptas, palestinos, iemenitas, italianos (no Egito).
O Império se desintegrou porque aliou-se à Alemanha , que perdeu a Guerra em 1918, levando junto o Império Otomano.
O ultimo Sultão Mehemed VI abdicou e foi implantada a República, sob controle do Exército, hoje a Turquia continua sendo um País chave no Oriente Médio, por coincidência hoje foi vitorioso na eleição para a Presidência o primeiro-ministro Erdogal,  personalidade política mais marcante dos últimos 50 anos na Turquia, um País próspero e geopoliticamente forte na região mais conturbada do planeta, fazendo fronteira com dois cenários convulsos, a Rússia e a Síria.
Acima o Palacio Topkapi, a Sublime Porta, residência do Sultão de Constantinopla.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário